
Santa Luzia é uma ocupação urbana de 20 mil habitantes na Cidade Estrutural sem infraestrutura básica,na região onde havia o antigo Lixão que contribuiu para o progressivo aumento da população de catadores na faixa de tamponamento de 300 metros da Área de Relevante Interesse Ecológico, criada posteriormente à ocupação urbana, nas bordas do Parque Nacionalde Brasília. Para resolver os conflitos socioambientais a CODHAB desenvolveu um projeto habitacional que prevê 4 lajes sobrepostas ao longo de 3,2 quilôme-tros para receber cerca de 2400 unidades habitacionais.
No entanto, a população não se sente contemplada, principalmente considerando as remoções de moradias de alvenaria, caracterizadas pela autoconstrução e padrões urbanos orgânicos emergentes. Os resultados do Plano de Bairro e do Projeto Habitacional elaborados em conjunto com a população reforçam a riqueza do desenho dos padrões espaciais e de acontecimentos existentes, e propõem soluções mais sustentáveis com hierarquia viária, infraestrutura ecológica e parque linear para fixação da população.

Mapa do questionário:
Mapeamento Online Participativo (MOP)
CLIQUE PARA ACESSAR

Elementos detalhados do espaço urbano e habitacional de Santa Luzia CLIQUE PARA ACESSAR (em construção) |

Imagens de drone CLIQUE PARA ACESSAR |

Cartilhas temáticas Residência CTS Ciência Tecnologia e Sociedade: Habitat, Agroecologia, Saúde Ecossistêmica e Economia Solidária
CLIQUE PARA ACESSAR

Documentos oficiais
(Ação Civil Pública, Plano de manejo ARIE, PDAD Santa Luzia, Estudo do solo)
CLIQUE PARA ACESSAR

Desde 2018, o grupo Periférico, com trabalhos de pesquisa e extensão, contribuiu na luta por moradia digna da população de Santa Luzia.
(Cadernos ilustrados e artigos científicos)
CLIQUE PARA ACESSAR

Prêmios e fotos de encontros e eventos
(Audiências e reuniões públicas, oficinas…)
CLIQUE PARA ACESSAR